O Brasil vai acolher o 7º Congresso Americano Missionário (CAM7), em 2029. O anúncio foi feito ao final da sexta edição do evento continental, realizado na diocese de Ponte, em Porto Rico, entre os dias 19 e 24 de novembro. Mais de 1.200 missionários de toda a América estiveram presentes. A comitiva de brasileiros recebeu a notícia de que o país sediará a próxima edição com festa.
Confira como foi o anúncio:
O Congresso Americano Missionário é promovido pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM), reunindo mais de 35 países da América, em parceria com as Conferências Episcopais. A Igreja no Brasil assume a responsabilidade de acolher o encontro no próximo ciclo, dando continuidade ao processo de organização e animação em vista da realização do CAM7.
A diocese que vai receber o Congresso ainda será definida. De acordo com as POM, a partir do anúncio, as dioceses brasileiras terão a oportunidade de apresentar suas candidaturas para sediar o evento. O bispo de Rondonópolis-Guiratinga (MT) e presidente da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e a Cooperação Intereclesial da CNBB, dom Maurício da Silva Jardim, explica que esse discernimento para a definição será feito em “espírito sinodal”.
“As propostas apresentadas pelas arquidioceses, dioceses e prelazias do Brasil terão o prazo até maio de 2026, durante a Assembleia Geral da CNBB”, explicou.
Cristo Redentor iluminado
Após o anúncio de que o Brasil sediará o evento missionário, em 2029, o monumento do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro (RJ), foi iluminado em verde e amarelo para celebrar a definição da sede do próximo CAM.
A iluminação foi feita pouco antes da cerimônia de lançamento da Campanha para a Evangelização. O arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Orani João Tempesta, manifestou alegria pelo destaque do Brasil na evangelização.
“É uma grande notícia. Nós nos alegramos de ver que a América aponta para o Brasil como lugar missionário. E nós queremos, enquanto Brasil, receber os missionários de toda a América que virão para participar do CAM7, em 2029”, disse dom Orani.
Relacionando o anúncio com a Campanha para a Evangelização, o cardeal disse ser este um momento importante para todos por mostrar “que todo o trabalho de evangelização está tendo sinais que vem de perto e de longe, de como é importante nosso trabalho de evangelização em nosso país para chegarmos ainda mais longe”.
Comments