Entre os dias 23 e 26 de setembro foi realizada a segunda reunião anual do Conselho Episcopal - CONSER do Regional Nordeste 5, também conhecida como “Privativa dos Bispos”, no Hotel Santos, na diocese de Grajaú - escolhida pelos epíscopos desde o primeiro semestre de 2024.
Participaram dessa edição do Conselho todos os 10 bispos, e o administrador diocesano de Grajaú, padre Weslly Melo, pois a diocese de Grajaú encontra-se vacante desde a transferência de dom Rubival Cabral. Esteve ausente apenas dom Armando Martinez, que está em viagem.
Na oportunidade, os bispos fizeram uma avaliação da evangelização no Maranhão em 2024 e planejaram as ações para 2025, e o grande Jubileu da Esperança.
Representações das organizações
O terceiro dia da Privativa dos Bispos foi marcado pela presença dos representantes da Faculdade Católica do Maranhão, por padre Giuseppe Luigi Spiga; do Tribunal Eclesiástico, por padre André Luís Martins; e da Organização dos Seminários e Institutos Filosóficos-Teológicos do Brasil - OSIB, padre Francisco Rodrigues.
Todas essas organizações estão diretamente ligadas ao Regional Nordeste 5 da CNBB, portanto, também reúnem-se em um dos dias da privativa com os bispos para um alinhamento dos trabalhos realizados ao longo do ano.
Missa com o povo de Deus
Como de costume, o episcopado escolhe um dia para celebrar junto ao povo na catedral diocesana. E, na quarta-feira (25/09), eles celebraram na Catedral de Nosso Senhor do Bonfim, em Grajaú. Um momento especial de oração e comunhão dos pastores com o povo de Deus da diocese que os acolhe nesses dias de Conselho.
A próxima reunião do Conselho Episcopal de Pastoral acontece em janeiro de 2025, em São Luís (MA).
Comments