A primeira Romaria Nacional de Catequistas foi concluída no domingo, 1º de setembro, após três dias de celebrações e aprofundamentos sobre a iniciação à vida cristã com inspiração catecumenal. O momento foi vivenciado por aproximadamente 3.400 catequistas de todo o país, dentre eles, 97 representaram o Regional Nordeste 5 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
A coordenadora regional da Comissão para Animação Bíblico Catequética, Cleiane Almeida, participou da liturgia da celebração do sábado (30/08), com a proclamação de uma das leituras.
O arcebispo de Santa Maria (RS) e presidente da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leomar Antônio Brustolin, destacou a intenção de que as reflexões favoreçam uma catequese que anuncie Jesus Cristo e conduza as pessoas no caminho do discipulado.
“A Catequese se interessa por todos os temas. Ela quer levar as pessoas até o Reino de Deus, mas esse reino implica também um compromisso com a realidade ao nosso redor. Com esses temas, se pretende que a catequese seja mais querigmática, mais mistagógica, capaz de anunciar Jesus Cristo e conduzir pelos caminhos de Jesus todas as crianças, adultos, jovens e adolescentes. Há muita esperança com um grupo tão grande de catequistas refletindo junto e buscando o vínculo em comunidade e viver a Palavra de Deus. O Centro é Jesus: na Palavra de Deus vivida em comunidade”, afirmou.
A Romaria de Catequistas foi encerrada com a Missa de abertura do Mês da Bíblia, no altar central da Basílica de Nossa Senhora Aparecida, presidida por dom Leomar Antônio Brustolin.
Comments