Em janeiro de 1991, surgia a possibilidade de criação de um novo regional na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Por mais de 30 anos, os estados do Maranhão e Piauí formavam o Regional Nordeste 4, entretanto, questões geográficas e financeiras contribuíram para o surgimento de um novo regional.
Primeiramente, a Província Eclesiástica do Maranhão foi chamada de Regional Norte 3. Alguns meses depois, coordenadores de pastoral e representantes de pastorais específicas, solicitaram, por expressiva maioria, a mudança de nome para Regional Nordeste 5. Embora geograficamente o Maranhão se assemelhe mais com a região Norte do país, pelas relações de ordem religiosa e social, identifica-se mais com a região Nordeste.
Sendo assim, no 09 de janeiro de 1991, em Assembleia realizada no Centro de Formação de Líderes se deu a instalação do Regional Nordeste 5 da CNBB. As palavras de ordem que permearam esta Assembleia foram articulação, integração, cooperação, coordenação e exigências de uma pastoral orgânica e de conjunto. O primeiro presidente do regional foi dom Paulo Eduardo Andrade Ponte, da Arquidiocese de São Luís do Maranhão, em 1991.
Em janeiro de 2025, a Igreja no Maranhão celebra 34 anos de existência e organização. O nosso atual episcopado e leigos atuantes em nossas diversas expressões missionárias, endereçaram mensagens para celebrar esta tão importante data, confira a seguir:
Momento de agradecimento
“É sempre uma alegria celebrar a vida, o testemunho das organizações que são na sua essência sinodais. Então, o nosso regional, sem dúvida, é um espaço para que todas as pastorais, os movimentos, as ações evangelizadoras, possam organizar regionalmente as suas ações e ser uma expressão, uma expressão da Igreja nos locais, nas paróquias, nas foranias e na diocese. Então, sem dúvida, é um momento de render graças a Deus por o regional ser organizado a partir das comunidades, a partir das bases e nessa organização responder às demandas religiosas, as espirituais, e também sociais. Um parabéns para o nosso Regional Nordeste 5.”
Dom Gilberto Pastana, arcebispo do São Luís do Maranhão e presidente do Regional Nordeste 5 da CNBB.
A Igreja no Maranhão, organizada e em comunhão
“Temos muito o que reconhecer louvar e agradecer a Deus, pela existência dos 34 anos do Regional Nordeste 5, que é a Igreja no Maranhão, organizada e em comunhão. O Regional fez com que a Igreja do nosso Estado assumisse as inspirações das conferências da Igreja da América Latina que fez a opção pelos pobres e pelos jovens. Também para concretizar as diretrizes da ação evangelizadora da Igreja do Brasil.
Graças ao nosso Regional, foi possível realizarmos 14 romarias da Terra e das Águas no Maranhão e 10 romarias das Juventudes. Também nós temos uma Igreja muito unida que procura na hora certa dialogar com as autoridades, em defesa do povo. E ao mesmo tempo animar nossas pastorais para que possam cada vez mais seguir o discipulado de Jesus.
Temos um plano de pastoral que orienta a caminhada da Igreja e assim nós podemos constatar que é um Regional muito atuante, muito vivo, que é referência para a Igreja do Brasil”.
Dom Sebastião Bandeira, bispo diocesano de Coroatá, foi presidente do Regional Nordeste 5 de 2019 a 2023.
Compromisso com os empobrecidos e empobrecidas, que são os preferidos de Deus.
“Neste dia em que o Regional Nordeste 5 completa 34 anos de existência, quero destacar a importância desta instituição eclesial para a Igreja no Maranhão, na ação pastoral, no dinamismo de nossa Igreja, no nosso Estado. E, acima de tudo, no compromisso, com os empobrecidos e empobrecidas, que são os preferidos de Deus. Agradecemos também, por tantos cristãos leigos e leigas, religiosas, religiosos, diáconos, padres e bispos, que ao longo da história, doaram suas vidas ao serviço do reino de Deus no nosso regional. Pedimos a Deus que derrame suas graças e bençãos, para que possamos continuar caminhando na fraternidade, na justiça e na comunhão. Feliz aniversário para o nosso Regional Nordeste 5”.
Dom José Valdeci Santos Mendes, bispo diocesano de Brejo e referencial para as Pastorais Sociais / Repam.
Um regional jovem que se preocupa com a juventude
“Nesse dia de júbilo, venho desejar meus parabéns ao nosso Regional Nordeste 5, que também jovem mostra toda a sua preocupação para com a evangelização de todo nosso Maranhão, de forma especial a nossa juventude, sendo exemplo para todo o Brasil, no que tange a novas formas, metodologias e acompanhamento das nossas pastorais que trabalham com os organismos jovens. É com profunda alegria que desejamos que cada vez mais estejamos organizados e formando Igreja em todos os rincões do nosso Estado e continuando a ser exemplo para outros regionais. Que Deus nos abençoe e que 2025, ano de Romaria Estadual da Juventude, possamos ter projetos que levem cada vez mais a palavra de Deus, ao coração dos jovens, incentivando a vocação. Deus nos abençoe”.
Daril de Deus, coordenador da Pastoral Juvenil do Regional Nordeste 5 da CNBB.
Verdadeiro sinal de esperança e compromisso
“Hoje celebramos com muita alegria os 34 anos de fundação do Regional Nordeste 5, que corresponde a toda Igreja Católica do Maranhão. Neste ano de missão e evangelização, o Regional Nordeste 5 tem sido o verdadeiro sinal de esperança e compromisso com a construção do reino de Deus, sempre ao lado dos empobrecidos e na defesa da nossa casa comum. Nossos parabéns a todos que ao longo dessas três décadas se dedicaram com amor e perseverança ao serviço do evangelho promovendo a justiça, a paz e assim também a solidariedade. Que essa caminhada continue sendo abençoada e frutífera, inspirando-nos sempre a seguir em frente, sempre fieis à missão de Cristo.
Gratidão a todos os bispos, arcebispos que fazem e que fizeram história no nosso Regional Nordeste 5. A todos os padres e leigos e leigas que continuem fazendo um bom trabalho em prol da evangelização. Que Deus continue abençoando o Regional Nordeste 5 e todos nós que fazemos parte desta linda história”.
Vinícius Santos, coordenador regional da Pastoral da Comunicação.
Um episcopado atuante
“Hoje a Igreja Católica no Maranhão está de festa. É que o nosso Regional Nordeste 5 da CNBB completa 34 anos. 34 anos, cheio de vida, 34 anos de compromisso com o povo do Maranhão, 34 anos de muita fé, 34 anos de muita esperança, 34 anos de vivência no compromisso com a vida do povo, principalmente dos mais pobres. Nós agradecemos a Deus por essa presença da Igreja nesse território maranhense. Agradecemos a Deus pela presença do episcopado maranhense, que ao longo desses 34 anos se fizeram presentes, muitos que já estão no reino de Deus, e que deram a vida, que deram a vida por essa Igreja. Muitas leigas, muitos leigos, muitas religiosas, religiosos, que por aqui passaram, e que ainda estão presentes, e que são comprometidos para que essa Igreja no Maranhão seja assim, presença de Deus no território maranhense. Obrigada e parabéns ao nosso Regional Nordeste 5 pelos seus 34 anos de criação, pelos seus 34 anos de vida, nesse chão maranhense.”
Martha Bispo, secretária executiva do Regional Nordeste 5 da CNBB.
Contribuição para a defesa da vida dos povos
“Passando para parabenizar o Regional Nordeste 5 da CNBB, pelos 34 anos. Um prazer muito grande de fazer parte de caminhada deste regional, que muito tem contribuído para a defesa da vida dos povos, comunidades tradicionais, os preferidos de Deus, então é uma dádiva para todos nós, e uma alegria muito grande.”
Gilderlan Rodrigues, Conselho Indigenista Missionário.
Igreja missionária
“Como canta a letra da música “Igreja é povo que se organiza”, do autor Pe. Leonicio Asfury, deixo minhas felicitações ao nosso Regional NE 5 pelos 34 anos de fundação e organização da missão em nosso Maranhão. Sigamos juntos no amor, na fé, na partilha e na fraternidade. Deus abençoe a missão e os missionários desse solo sagrado.”
Sandra Cruz, COMIRE.
Missão de fé e esperança
“Parabéns pelos 34 anos do Regional NE5. Gratidão a todos por esses anos, de cuidados com a evangelização, por cada um, cada uma que se sente parte desse projeto em animar a Igreja no Maranhão na sua respectiva tarefa. Que neste Ano Jubilar sigamos com fé e esperança nossa missão sendo semeadores da Palavra de Deus. Felicitações!”
Irmã Vivi, Pastoral da AIDS Regional NE5.
Caminhada de integração e comunhão fraterna
“Em nome de todos os diáconos permanentes, e suas respectivas esposas e familiares, parabenizo o Regional Nordeste 5 da CNBB, por seus 34 anos de fundação e de caminhada de integração e comunhão fraterna na pastoral evangelizadora em nosso Maranhão. Que as bênçãos de Deus fortaleçam nosso peregrinar sinodal.”
Diácono George Castro, presidente da CRD NE 5.
Comments