No dia 26 de julho, a Igreja Católica celebra a memória dos pais da Virgem Maria e avós de Jesus, São Joaquim e Sant’Ana. Eles são os padroeiros dos avós e foram pessoas de fé, encarregados de educar a filha Maria e prepará-la para a missão de ser a mãe do Salvador.
Entretanto, essa data ganhou um maior destaque há quatro anos, quando o Papa Francisco transferiu para o último domingo do mês de julho a comemoração do Dia Mundial dos Avós e Idosos.
Neste domingo, 28 de julho, celebramos o IV Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, com o tema: “Na velhice não me abandones” (Sl 71, 9). O objetivo, neste ano de preparação para o Jubileu, é destacar como a solidão é a amarga companheira na vida de muitos idosos, que muitas vezes são vítimas da cultura do descarte.
Dicas para o Dia dos Avós e Pessoas Idosas
Separamos 5 dicas para ajudar você a vivenciar e ter um tempo de qualidade com seus avós ou idosos de sua casa ou comunidade:
1. Organize um encontro para ouvir as histórias e experiências dos avós. Valorize suas memórias e aprenda com os seus conselhos.
2. Acompanhe os avós durante a Missa, especialmente no Domingo. Ou acompanhe uma celebração transmitida pela televisão ou redes sociais.
3. Trate os avós de forma afetuosa, demonstrando gratidão por sua presença na vida de toda a família. Reconheça suas contribuições, assim eles se sentirão amados e valorizados.
4. Organize atividades divertidas e prazerosas para celebrar o dia em família. Vale um almoço especial ou um café da tarde. Jogos de tabuleiro, assistir a um filme, ou simplesmente fiquem na companhia uns dos outros.
5. Dedique um momento para rezar em casa, em família, agradecendo a Deus pela vida dos avós e pedindo a bênção sobre eles. Reflita sobre a importância da fé na vida dos mais velhos e como ela pode fortalecer os laços familiares.
Mensagem
O Papa Francisco já divulgou a mensagem especial para a celebração do 4ª Dia Mundial dos Avós e das Pessoas Idosas. No texto, o Santo Padre recorda que “Deus nunca abandona os seus filhos; nem sequer quando a idade vai avançando e as forças já declinam, quando os cabelos ficam brancos e a função social diminui, quando a vida se torna menos produtiva e corre o risco de parecer inútil. O Senhor não olha para as aparências (cf. 1 Sam 16, 7),” destacou.
Leia a mensagem na íntegra aqui.
Comments