Mais de mil participantes, refletiram e discutiram temas resultados de escutas, na segunda Assembleia Sinodal da diocese de Imperatriz. O rico momento aconteceu entre os dias 13, 14 e 15 de setembro no Ginásio da Paróquia São Francisco em Imperatriz (MA).
Com uso do método de conversação espiritual, em 2024 foi adotado o formato de mesas redondas para os participantes. Setenta mesas foram espalhadas em todo o ginásio da Igreja, formando grupos de 15 pessoas, entre padres, religiosas, representantes paroquiais, coordenadores e lideranças diocesanas de pastorais, comissões, conselhos, ministérios, movimentos e Novas Comunidades.
O sacerdote Jesuíta e doutor em teologia, Pe. Geraldo de Mori da arquidiocese de Belo Horizonte (MG), que tem assessorado a diocese, comenta sobre a caminhada sinodal.
Agora realizada a segunda assembleia, em novembro a segunda sessão sinodal irá discernir ações em torno dos dos temas. Segundo a comissão organizadora, a sessão estará em sintonia também com a Sessão de Roma que acontecerá em outubro deste ano.
Conversação Espiritual
Metodologia aplicada no Sínodo dos bispos em Roma, a conversação espiritual é apontada como a “maneira particular” de a Igreja sinodal proceder para discernir a vontade de Deus. Durante a assembleia, momentos de silêncio, oração e partilhas com respeito, acolhida e uma escuta receptiva e ativa, tinham o objetivo de gerar um discernimento comunitário dos que participaram.
Sínodo Diocesano de Imperatriz
Desde o dia 08 de janeiro de 2023 a diocese de Imperatriz está em sínodo diocesano. No início, a diocese realizou um processo de escuta através de questionários aplicados à sociedade em geral. De acordo com o resultado, foram identificados sete temas: Comunidade, formação, juventudes, opção preferencial por todos, renovação das estruturas de pastoral, reconhecimento e valorização das mulheres e diálogo da Igreja com a sociedade.
Ainda em 2023, foi realizada a primeira assembleia em 2023, e a primeira sessão sinodal em novembro, que decidiram ações em torno dos temas Comunidade, Formação e Juventudes, e a segunda assembleia tratou dos quatros outros temas.
Com informações de Diocese de Imperatriz.
Comments