Na última quarta-feira (22/05), aconteceu a posse canônica de dom Rubival Cabral Britto, O.F.M. Cap., no Santuário de Bom Jesus da Lapa (BA), após dois meses da nomeação feita pela Papa Francisco.
A passagem (simbólica) do báculo foi feita pelo cardeal dom Sérgio da Rocha, primaz do Brasil e arcebispo de Salvador. Dom Rubival é o quinto bispo da diocese de Bom Jesus da Lapa que é composta por 18 paróquias e o Santuário. A diocese estava vacante desde julho de 2023.
Dom Rubival foi responsável pela diocese de Grajaú por sete anos, sempre a serviço da misericórdia, como bem expressa seu lema episcopal. No Regional Nordeste 5 foi atuante referencial para a Comissão Episcopal para a Animação Catequética. Um pastor sempre atento às necessidades de seu povo, principalmente aos povos indígenas que estão presentes no território diocesano de Grajaú.
Despedida
A igreja particular de Grajaú realizou na manhã do domingo (19/05), na Catedral Nosso Senhor do Bonfim em Grajaú, durante a Solenidade de Pentecostes, a missa de gratidão e envio de dom Rubival. A celebração contou com a presença do clero, além da participação de familiares e amigos/as religiosos/as e leigos/as, das várias pastorais, movimentos e grupos animados para prestar suas homenagens.
Dom Sebastião Bandeira, bispo diocesano de Coroatá, gravou uma mensagem que foi divulgada nas redes sociais do regional Nordeste 5 expressando a gratidão dos epíscopos do Maranhão pela presença fraterna de dom Rubival.
Sede Vacante
Com a posse de dom Rubival como bispo da diocese de Bom Jesus da Lapa, a diocese de Grajaú encontra-se vacante, conforme o que preceitua o Cân. 418 do Código de Direito Canônico.
Na segunda-feira, 27, o Colégio dos Consultores da diocese irá escolher um padre para o ofício de administrador diocesano. Ele terá a responsabilidade de guiar a diocese até a posse do futuro bispo.
Com informações de Pascom Grajaú.
Comments