top of page
Ariana Frós

Dom Sebastião Bandeira e presbíteros do Regional Nordeste 5 participam do Encontro Ampliado do CMOVIC, em Brasília (DF)



Entre os dias 10 e 12 de setembro, membros de todos os organismos e instituições vinculados à Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) estiveram reunidos em Brasília (DF). O Encontro Ampliado teve a participação de mais de 90 pessoas, entre bispos, religiosos e religiosas, seminaristas, formadores, padres e membros de institutos seculares.


O encontro teve o objetivo de motivar e preparar uma boa vivência do jubileu 2025. Além de ser espaço de reflexão sobre as atividades realizadas e o planejamento do trabalho pastoral.


Pelo Regional Nordeste 5, participaram: dom Sebastião Bandeira, representando a Comissão Regional dos Ministérios Ordenados; padre João Evangelista, representando a Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB); e padre Jorge Miranda de Oliveira, presidente da Comissão Regional dos Presbíteros.


Dom Sebastião Bandeira destacou que o momento jubilar pede atitudes mais concretas. “Durante esses dias nós aprofundamos, a partir da Palavra de Deus, o sentido do Jubileu que iremos celebrar no próximo ano, que não devem ser apenas bonitas celebrações, mas deve ser um espírito, um processo que nos leva a ter muitas atitudes concretas, nas nossas comunidades, na nossa Igreja e na própria humanidade. Vimos também como continuar acompanhando e participando deste movimento que quer que a Igreja seja mais sinodal, onde todos participem, caminhem juntos respeitando a diversidade de ministérios”, disse.


De acordo com dom Sebastião Bandeira, pontuou o crescimento do quantitativo dos diáconos permanentes e que o sentimento que deve permanecer na Igreja é o de alegria. “Os diáconos permanentes estão crescendo em número e qualidade em nosso país e em nosso estado e queremos nos preparar com entusiasmo, com alegria para esse jubileu que cujo tema é “Peregrinos de esperança”, e chega em boa hora para aquecer nossos corações e nos dá coragem para continuar servindo ao Reino de Nosso Senhor Jesus Cristo”, concluiu.


O Jubileu da Esperança será um processo vivenciado por toda a Igreja Católica, a partir de dezembro, com a abertura das Portas Santas. Na última reunião do Conselho Regional de Pastoral, dom Gilberto Pastana fez a apresentação de todo material referente ao Jubileu da Esperança, acesse aqui.

 

37 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page