Entre os dias 25 e 27 de outubro aconteceu o Seminário Regional em preparação para a Campanha da Fraternidade (CF) 2025, realizado na Casa das Irmãs Capuchinhas, no bairro do Olho D’Água, em São Luís (MA). O Seminário contou com assessoria de padre Jean Poul, secretário executivo de Campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Com a participação de cerca de 50 lideranças, que representaram as 12 dioceses do Regional Nordeste 5, o objetivo do seminário é ampliar a divulgação e a conscientização sobre a proposta da CF 2025, sendo estes os principais animadores da CF nas dioceses do Maranhão.
Na perspectiva do “Ver, Iluminar e Agir”, o Seminário buscou detalhar os desafios e perspectivas a partir da realidade maranhense. Em uma visão de uma possível conversão ecológica, em busca de uma conscientização e preservação da casa comum.
A Campanha da Fraternidade (CF) de 2025 tem como tema “Fraternidade e Ecologia Integral”, e o lema bíblico “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1, 31).
Na história dos 62 anos da Campanha da Fraternidade, esta é a nona vez que aparece o tema ecológico. A primeira vez foi em 1979, com o tema “Por um mundo mais humano, preserve o que é de todos”. Neste ano, a temática é voltada para a ecologia integral, uma proposta que Papa Francisco faz na Carta Encíclica Laudato Si’. Surge daí a maior motivação para a CF 2025, conforme explica padre Jean Poul, secretário executivo de Campanhas da CNBB.
“Nós celebraremos em 2025, 10 anos da publicação da Carta Encíclica Laudato Si’, e precisamos ouvir o que o Papa nos diz nessa Carta Encíclica. Ainda não o ouvimos, ainda não nos deixamos pautar por uma ecologia integral. Nossa relação com a casa comum e com todos os seus habitantes ainda não é uma relação saudável, e nós estamos experimentando as consequências dessa relação não saudável nos desastres que nós temos visto: seca na Amazônia, enchente no Rio Grande do Sul, queimadas por todo Brasil, ventos mais fortes, e assim por diante”.
Para Irmã Raquel, da diocese de Bacabal, a Campanha da Fraternidade 2025 é um sinal de esperança. “Eu acredito que vai nos ajudar muito a fazer essa reflexão da criação, daquilo que Deus confiou a cada um de nós, que é muito bom, mas que nós não estamos cuidando como deveríamos. Mas tem essa esperança e que nos ajude a tomarmos consciência e cuidar ainda mais da nossa casa comum”, disse.
O Plano de Pastoral do Regional Nordeste 5 da CNBB, a Igreja no Maranhão, traz como uma das prioridades, o cuidado com a casa comum, e conforme Martha Bispo, a CF 2025 vem somar com as propostas e vivências da Igreja maranhense. “O nosso regional Nordeste 5 tem como uma das prioridades, o cuidado com a casa comum, e discutir a campanha da fraternidade e ecologia integral para o ano de 2025, no qual celebramos 10 anos da Laudato Si’ vem somar com tudo aquilo que nós enquanto Igreja no Maranhão queremos vivenciar: esse cuidado com a casa comum de forma integral”, destacou Martha Bispo, secretária executiva do Regional Nordeste 5.
A partir deste Seminário, as lideranças participantes serão responsáveis por dinamizar e levar a reflexão da ecologia integral, a proposta da Campanha da Fraternidade 2025 em suas dioceses e paróquias. O lançamento oficial da CF 2025 acontece no dia 5 de março de 2025, Quarta-feira de Cinzas.
Comments