Em reunião, bispos discutem projeto de criação de nova diocese para a Igreja no Maranhão
- Ariana Frós
- há 7 dias
- 2 min de leitura

Reunidos na cidade de São João dos Patos (MA), na última segunda-feira (07), bispos e padres das dioceses de Caxias do Maranhão e Balsas, trataram de uma pauta única: a conclusão do projeto de criação da nova diocese no Regional Nordeste 5, a diocese de São João dos Patos.
Dom Sebastião Lima Duarte, bispo da diocese de Caxias do Maranhão, e dom Valentim Meneses, bispo da diocese de Balsas; acompanhados pelo bispo da diocese de Carolina e secretário do Regional Nordeste 5, dom Francisco Lima Soares, conduziram a apresentação, orientações e encaminhamentos legais necessários para a elaboração do documento para a aprovação e criação da nova diocese pelo Vaticano. Se aprovada, a nova diocese compreenderá 13 municípios maranhenses.

Dom Francisco Lima Soares, secretário do Regional Nordeste 5 da CNBB, esteve presente na reunião para apresentar as atas sobre o assunto e acompanhar de perto todo processo. Ele reforça que a questão territorial reflete na questão pastoral. “Agora na Assembleia Geral da CNBB, nós estamos levando um documento junto ao Núncio para dar continuidade ao processo. Nós não sabemos o tempo, mas tudo que sabemos é que pode ser ainda em 2025”, disse.
O projeto é uma iniciativa proposta por dom Sebastião Lima Duarte e dom Valentim dos Santos Mendes, que retomam um projeto antigo com cerca de 40 anos.
Segundo dom Valentim Meneses, a criação desta diocese já foi um sonho. “Dom Rino Carlese e dom Andreias sonharam com uma nova diocese, a diocese de São João dos Patos, porque a área imensa desse Sul do Maranhão necessitava e necessita de uma evangelização, de presença de Igreja, por isso nesta reunião em que nos encontramos, o projeto feito por dom Rino Carlesi e dom Andreias, nós fomos adequá-lo aos tempos de hoje”, pontuou.
Dom Valentim ressalta que o próximo passo é entregar para a Nunciatura Apostólica, em Brasília (DF) neste mês de maio, e posteriormente aguardar a possível aprovação. Em vista que a divisão dessa grande extensão territorial do Sul do Maranhão vai beneficiar os caminhos da evangelização da Igreja maranhense.
“Estamos entregando para a Nunciatura, para a CNBB, um projeto atual para a nova diocese de São João dos Patos. Acreditamos que a Igreja vai rever com muita atenção o projeto e logo nós teremos anunciado e aprovado pela Igreja, a nova diocese de São João dos Patos para evangelizar e levar este reino de Deus a todos os rincões deste Sul do Maranhão”, enfatizou.
O encontro contou ainda com a presença dos padres do Vicariato Sul da diocese de Caxias do Maranhão, além dos padres da diocese de Balsas, que integrarão a futura diocese.
Commenti