Entre os dias 28 e 29 de dezembro de 2024, as (arqui)dioceses do Maranhão realizaram a Abertura do Ano Jubilar 2025, que tem como tema “Peregrinos da Esperança”. O rito contou com peregrinação, Santa Missa, leitura de trechos da Bula de Proclamação do Ano Jubilar, aspersão e entrada nas catedrais. Este é o 28º Ano Jubilar da Igreja Católica.
No Maranhão, nove, das doze Igrejas particulares realizaram sua abertura no final de semana, indicado pelo Papa Francisco. As demais ainda realizarão suas respectivas aberturas. A seguir, você confere como foi a Abertura do Ano Jubilar:
DIOCESE DE BALSAS
A diocese de Balsas, no Sul do Maranhão, realizou no sábado, dia 28/12, com uma concentração na Praça da Igreja Matriz de Santo Antônio; em seguida, uma peregrinação foi realizada até a Catedral do Sagrado Coração de Jesus, com Santa Missa presidida pelo bispo diocesano, dom Valentim Meneses.
ARQUIDIOCESE DE SÃO LUÍS DO MARANHÃO
No dia 29 de dezembro, a arquidiocese de São Luís do Maranhão realizou a abertura com uma caminhada saindo da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos e São Benedito, em direção à Catedral Nossa Senhora da Vitória, no Centro Histórico de São Luís, onde foi realizada a Santa Missa, presidida por dom Gilberto Pastana, arcebispo metropolitano. Na oportunidade, cada paróquia da arquidiocese recebeu uma cruz, como símbolo do Ano Jubilar.
Além da Catedral Nossa Senhora da Vitória, a arquidiocese contará com outras três Igrejas Jubilares, que são os três Santuários: Nossa Senhora da Conceição, no bairro Monte Castelo; Nossa Senhora de Nazaré, no bairro Cohatrac; e São José de Ribamar, no município de São José de Ribamar.
DIOCESE DE PINHEIRO
Na diocese de Pinheiro, a concentração foi na Matriz de São Benedito; em seguida caminhada até a Catedral diocesana de Santo Inácio de Loyola, onde dom Elio Rama, celebrou a Santa Missa e aspergiu todo os fiéis presentes da celebração.
DIOCESE DE BACABAL
Na diocese de Bacabal, a abertura se deu com a procissão que iniciou na comunidade Porta Aberta; e em seguida, Santa Missa na Catedral de Santa Teresinha, sendo presidida pelo bispo diocesano, dom Armando Gutierrez.
DIOCESE DE CAXIAS DO MARANHÃO
Em Caxias, a programação previamente organizada, deu lugar um novo planejamento. Devido à páscoa definitiva do seminarista Matheus Miguel Duarte Oliveira, pertencente ao Seminário Maior São José da diocese de Caxias. A Santa Missa com o corpo do Seminarista Matheus, ocorreu na Paróquia Nossa Senhora da Consolação, na cidade de Colinas Maranhão, sua cidade natal, e foi presidida por dom Sebastião Duarte, bispo diocesano.
“Estava tudo programado pra gente fazer a abertura do ano jubilar neste domingo, em Caxias, tudo programado, tudo organizado, mas Deus quis de uma outra forma”, afirmou dom Sebastião Duarte.
Em sua homilia, Dom Sebastião enfatizou a dedicação e animação que Matheus demonstrou em todas as missões que realizou, deixando um forte legado e saudade no coração de todos aqueles que o conheceram.
Quanto à programação diocesana, dom Sebastião Duarte afirma que para cada mês de 2025, uma atividade alusiva ao Ano Jubilar será realizada. “Duas peregrinações ainda vamos realizar no nosso santuário diocesano de São Francisco das Chagas, e uma peregrinação para o Santuário do Divino Espírito Santo, com a juventude”, disse.
DIOCESE DE COROATÁ
Em Coroatá, a abertura iniciou na Igreja Matriz de São Raimundo Nonato. Em seguida, procissão ganhou as ruas em direção à Catedral Nossa Senhora da Piedade, onde foi realizada a Santa Missa presidida por dom Sebastião Bandeira, bispo diocesano.
DIOCESE DE IMPERATRIZ
Em Imperatriz, a programação começou logo cedo, às 7h, com Rito de Abertura na Igreja de Santa Teresa D'Ávila (padroeira da diocese). Logo após, seguiu em peregrinação com cantos e orações, sentido a Catedral Nossa Senhora de Fátima, onde ocorreu a Santa Missa presidida por dom Vilsom Basso, e concelebrada pelos padres da diocese. Vale ressaltar que a Catedral de Fátima passa por um processo de reforma e restauração, mas ainda assim foi possível peregrinar por dentro da Catedral. A celebração foi transmitida pela TV Anajás, redes sociais da diocese e por 10 Rádios FM.
DIOCESE DE BREJO
Em Brejo, a solenidade contou com a presença de diversos padres e diáconos da diocese, refletindo a comunhão do clero e do povo de Deus. A Santa Missa foi presidida pelo bispo diocesano, dom Valdeci Mendes, na Catedral de Nossa Senhora da Conceição; Após a celebração, os fiéis partilharam de um fraterno almoço.
DIOCESE DE VIANA
Em Viana, a abertura do Ano Jubilar foi realizada pelas paróquias. Dom Evaldo Carvalho, bispo diocesano enviou uma mensagem orientações para todos os fiéis da diocese de Viana.
Foto de capa: Ribamar Carvalho. Com informações e fotos de Pascom Maranhão.
Comentarios