top of page
Ariana Frós

Diocese de Pinheiro: Festejo de Santo Inácio de Loyola é Patrimônio Cultural Imaterial do Maranhão


O grande festejo de Santo Inácio de Loyola, da cidade de Pinheiro (MA), na diocese de Pinheiro, foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Maranhão, em uma cerimônia realizada nesta segunda-feira (30/09). O evento contou com a presença do bispo diocesano, dom Élio Rama, e do governador do estado, Carlos Brandão.


Em maio deste ano, o festejo foi estabelecido como Patrimônio Cultural Imaterial por meio da Lei Estadual nº 12.292/2024 aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão. Com o reconhecimento realizado pelo Executivo Estadual, a manifestação cultural tem sua identidade ainda mais fortalecida pelo poder público.


"Queria agradecer em nome de toda diocese de Pinheiro, a Igreja Católica que se sente honra em receber esse título. Certamente todos nós somos testemunhas de quantas pessoas trabalharam viveram para que de fato chegássemos a este dia. Já há mais de 200 anos que a devoção de Santo Inácio está presente aqui em Pinheiro e hoje vemos que vem ao nosso encontro aquilo que desde o início as pessoas, o povo, sacerdotes, bispos, pessoas que se dedicaram para que de fato hoje pudéssemos ter em nossas mãos essa honra, este título. Pedimos a Deus que continue abençoando todos os que tem essa devoção. Todos os devotos, os paroquianos que possam continuar com fervor fazendo com que essa devoção se expande cada vez mais, não somente na diocese de Pinheiro, mas também em todo nosso Maranhão. Muito obrigado sr governador que Deus continue abençoando lhe dando muita coragem e força para levar à frente essa grande missão”, dom Élio Rama.

Juscélia Pereira, coordenadora da comunidade, foi a responsável pelo pedido que foi feito diretamente ao governador, durante passagem pela cidade de Pinheiro. “Um pedido que foi atendido com tanta rapidez. Nossa cidade agradece ao nosso governador Carlos Brandão por este feito em transformar o nosso festejo em patrimônio cultural e imaterial. Santo Inácio e Nossa Senhora estavam na frente e deram esse poder, e o pedido foi aceito”, declarou.

Durante a assinatura do certificado de Patrimônio Cultural Imaterial do Maranhão o governador Carlos Brandão afirmou que o ato fortalece o turismo religioso na região. “Este é um festejo importante e esse reconhecimento fortalece a fé, a Igreja Católica e agora vai atrair mais romeiros para essa celebração. E a comunidade também sai fortalecida com o reconhecimento da sua tradição religiosa e cultural. Portanto, hoje é um dia especial não apenas para Pinheiro, mas para todo o Estado”, assinalou.


A Paróquia Catedral de Santo Inácio de Loyola foi eregida em 26 de maio de 1855, e fica localizada na Praça Pe. Newton Pereira, nº 481, Matriz. Cep: 65200-000, na cidade de Pinheiro (MA).


Santo Inácio de Loyola

Santo Inácio de Loyola foi um proeminente santo católico e o fundador da Companhia de Jesus, também conhecida como Ordem dos Jesuítas. Ele nasceu em 1491 na província de Gipuzkoa, no Reino de Castela (hoje Espanha). Inicialmente, Inácio teve uma vida militar e uma juventude marcada por ambições mundanas.


Santo Inácio é lembrado por seu compromisso com a busca da vontade de Deus, seu amor pela Igreja e sua dedicação à formação espiritual dos fiéis. Ele morreu em 31 de julho de 1556 e foi canonizado pela Igreja Católica em 1622.


A festa litúrgica de Santo Inácio de Loyola é celebrada em 31 de julho, e sua espiritualidade continua a inspirar muitos cristãos ao redor do mundo, convidando-os a encontrar Deus em todas as coisas e a se dedicar ao serviço aos outros com amor e dedicação.


Santo Inácio de Loyola, rogai por nós!


Fotos: Marcelo França.


30 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page