top of page
Ariana Frós

Lideranças do Regional Nordeste 5 participam de Seminário Regional sobre Fé e Política


Entre os dias 23 e 25 de agosto, no Centro Diocesano da diocese de Caxias do Maranhão, aconteceu o Seminário Regional sobre Fé e Política. O Seminário, que reuniu lideranças das 12 dioceses do Maranhão, teve assessoria de Irmã Denise Alves, missionária do Sagrado Coração de Jesus, de Teresina (PI), e graduada em Economia, Filosofia e Serviço Social.


A partir da temática: “Democracia e Eleições. Reencantar a política: Pela mobilização das urnas e das ruas”, o Regional Nordeste 5, através da equipe de articulação das Pastorais Sociais/Repam, incentiva momentos de reflexão para uma consciente atuação como cristãos e cristãs engajados e engajadas na verdadeira política, haja vista a proximidade das Eleições Municipais 2024.


“A dificuldade está na compreensão de que a participação política não se resume ao exercício do voto, no dia da eleição, e sim, no cotidiano, nos grêmios estudantis, nos conselhos de direitos, nas associações de moradores, associações de classes e até nos espaços pastorais. Temos a missão de falar de política sem demagogia, sem fanatismo”, pontuou Irmã Denise.


O evento reuniu mais de 50 participantes, incluindo alunos das Escolas de Fé e Política das dioceses da região, lideranças leigas e candidatos às eleições municipais 2024. O seminário foi embasado no estudo da 8ª Edição da Revista Casa Comum.



Reverberar na mídia

Martha Bispo, secretária executiva do Regional Nordeste 5, participou do programa Pautas da Igreja, da TV Pai Eterno, e falou sobre a importância e incentivo dado pelo Regional Nordeste 5 à Escola de Fé e Política. Confira a seguir a entrevista completa:



Falar sobre política é necessário!

A Igreja Católica, através de seus organismos, incentiva aos fiéis o conhecimento para o entendimento do exercício de uma verdadeira política. Fiel ao Evangelho, a Igreja tem a missão de cuidar e defender a vida humana, desde a sua concepção até o seu fim natural, por isso acredita que a “política melhor”, como escreveu o Papa Francisco na Fratelli Tutti, é um caminho necessário para que todos possam viver com dignidade.

    

  • A Comissão Nacional para o Laicato no Brasil, por exemplo, lançou o Caderno Encantar a Política. Para acessar, clique aqui.


  • Recentemente os bispos da Amazônia estiveram reunidos em Manaus (AM) para o V Encontro da Igreja na Amazônia e divulgaram uma mensagem por ocasião das eleições 2024. Reveja aqui.


  • O Regional Sul 2 da CNBB, desde o ano de 2008, produz uma “Cartilha de Orientação Política” inédita para os anos eleitorais. O subsídio é apartidário, ou seja, trata sobre política na sua essência, sem posicionamento partidário ou ideológico. Para acessá-lo, clique aqui.

 

 

Por Ariana Frós, com informações de Regional Sul 2 da CNBB.

166 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page