top of page
Secom

Natal

 

O que é? É a celebração da presença viva do mistério do nascimento do Deus-conosco, Jesus Cristo, agora ressuscitado e glorioso, que continua a estar no meio do seu povo e comunica-lhe a graça específica do nascimento, acontecimento novo em cada ano: “que o Salvador do mundo hoje nascido, como nos fez nascer para a vida divina, nos conceda também sua imortalidade”, com a convicção de que há um admirável intercâmbio: Deus faz-se homem para que o homem chegue a partilhar a vida de Deus.


Na teologia cristã, o nascimento de Jesus é a encarnação de Jesus como segundo Adão como realização da vontade de Deus para desfazer o dano provocado pela queda do primeiro homem, Adão.


Como se preparar? É necessário que tenhamos consciência que a maioria dos católicos ainda se encontram praticando um cristianismo devocional-sacramental, com diferente ou nem uma formação bíblico-teológica. Muitos estão desconectados de sua comunidade eclesial sem um compromisso missionário, sem ser fermento do Reino de Deus, na realidade em que vivem. Por isso a Igreja propõe a cada ano como preparação para celebrar bem o Natal, a realização da novena de natal que este ano traz como tema “nasce a esperança”, já nos reportando a celebração do ano Santo Jubilar, Peregrinos de Esperança.


A realização da novena é um momento privilegiado para que em família e em comunidade reflitamos orantemente este tempo de graça que nos faz atualizar a encarnação do verbo de Deus em nossas vidas.


O tempo de natal deve favorecer as famílias a se encontrarem, se conhecerem melhor, a rezarem juntas e a formarem comunidades

É também um especial momento para concretizarmos nossa experiência de vida cristã em comunidade. O tempo de natal deve favorecer as famílias a se encontrarem, se conhecerem melhor, a rezarem juntas e a formarem comunidades configuradas segundo a inspiração das primeiras comunidades do Novo Testamento e as linhas mestras do Vaticano II, assim como as prioridades de nossa Arquidiocese. São sementes do Reino, como um embrião que ainda não desenvolveu todas suas potências de pessoa humana. Pela força do Espírito, em algum momento vão manifestar o que é próprio da sua natureza.


Como Celebrar? Realizada a novena, estamos preparados para celebrar com alegria no coração em nossa comunidade paroquial junto com os irmãos e as irmãs, as celebrações do Natal, que começa com a conhecida Missa da vigília ou Missa do Galo, no dia 24 de dezembro, normalmente à noite, e no dia 25 de dezembro a Missa da Aurora e a Missa do Dia.


A graça do santo Natal do Senhor faz-se realmente presente e verdadeiramente inunda a nossa vida!

Historicamente, o natalício do Cristo nosso Deus ocorreu há dois mil anos; no entanto, na potência do Santo Espírito, o Natal acontece sacramentalmente nestas celebrações que viveremos com piedade e unção. Aos que participam, é dada a graça da vinda, do Natal de nosso Salvador. Portanto cada um conserve no seu coração esta certeza: nos gestos, nas palavras, nos ritos da santa liturgia, a graça do santo Natal do Senhor faz-se realmente presente e verdadeiramente inunda a nossa vida!

Feliz e abençoado Natal!

 

 

Dom Gilberto Pastana

arcebispo de São Luís do Maranhão

Presidente do Regional Nordeste 5 da CNBB.

*Artigo publicado no Jornal do Maranhão - Dezembro/2024.




Foto de capa: spedeus/pinterest

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page