top of page
Ariana Frós

O encontro “Párocos para o Sínodo” tem a presença de padre Eliezer Paiva, da diocese de Imperatriz (MA)


De 28 de abril a 2 de maio, mais de 300 presbíteros, de diferentes partes do mundo, estiveram reunidos em Roma para o Encontro Mundial de Párocos, em preparação à segunda sessão do Sínodo sobre a Sinodalidade, que será realizada em outubro deste ano.


O encontro “Párocos para o Sínodo” foi promovido pela Secretaria Geral do Sínodo e pelo Dicastério para o Clero, em colaboração com o Dicastério para a Evangelização e com o Dicastério para as Igrejas Orientais.


Do Brasil, participaram quatro padres, indicados pela CNBB através da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada: Eliezer Paiva, do clero de Imperatriz (MA); padre Ivanir Antônio Rampon, da arquidiocese de Passo Fundo (RS); padre Vitor Hugo Silva, da arquidiocese do Rio de Janeiro e o padre Rafael Solano, da arquidiocese de Londrina (PR).

Segundo padre Eliezer Paiva, pároco da Catedral de Fátima, e Vigário geral da Diocese de Imperatriz, em Imperatriz (MA), o objetivo é de ouvir e avaliar a experiência, que vivem em suas respetivas Igrejas locais. Assim, os participantes terão a oportunidade de encarnar o dinamismo do trabalho sinodal em nível universal.


A indicação

Sobre a sua indicação, padre Eliezer, destaca que foi apresentado pelo seu bispo diocesano, dom Vilsom Basso. “O meu nome foi apresentado pelo nosso bispo Dom Vilsom Basso, particularmente em virtude de minha vida toda (tenho 20 anos de padre) ter sido como pároco, dividindo meu tempo com a vida acadêmica, já que sou professor na nossa Faculdade Católica do Maranhão. Também contou o fato d’eu ser membro da Equipe Diocesana do Sínodo Universal e da equipe de coordenação do sínodo diocesano de Imperatriz”, pontuou.

 

Sim à missão

Sobre a aceitação dessa nova missão, padre Eliezer diz entender que é mais um serviço para o qual a Igreja o chama. “Eu soube previamente que meu nome tinha sido apresentado e previamente aprovado também pelo meu bispo, dom Vilsom, e pela CNBB, por meio da Comissão das Vocações e Ministérios Ordenados. De fato, dias depois do carnaval, precisamente dia 20 de fevereiro, padre Guilherme, assessor dessa comissão da CNBB, entrou em contato me comunicando a escolha e iniciando os trâmites da participação. Recebi como muita tranquilidade, pois para mim será mais um serviço para o qual a Igreja me chama e o farei com amor de zelo. Me sinto privilegiado, mas não me envaidece. Pra mim, tudo é serviço”, disse.


Voltar ao ‘coração da Igreja’

Padre Eliezer retorna a Roma com um novo propósito sinodal. “Tenho boas expectativas, sobretudo por ir a um encontro que me possibilitará ouvir relatos de outras experiências da vida de pároco de outras realidades eclesiais, tudo à luz do evangelho da vida e do sínodo universal e também transmitir um pouco da nossa experiência sinodal em nível de diocese e de regional. Agradeço imensamente ao meu bispo pela confiança e aos irmãos padres da diocese de Imperatriz e do regional pelas dinumeradas manifestações de carinho e apoio a mim e pela escolha de minha pessoa para este serviço. Tive a oportunidade de 2013 a 2017 viver em Roma por ocasião dos meus estudos de mestrado em História Eclesiástica e sei o quanto é enriquecedor está no ‘coração da Igreja’, pois em nenhum outro lugar do mundo você sente o caráter universal da Igreja como em Roma. Um grande abraço e peço oração de todos”, finalizou.


Sobre o encontro 

O encontro envolverá os participantes, de modo ativo, com mesas redondas, a fim de partilhar suas boas práticas, workshops de propostas pastorais, diálogo com especialistas e celebrações litúrgicas. A sede do evento será a “Fraterna Domus” de Sacrofano, em Roma. O encontro será reservado e no último dia de trabalhos os participantes terão uma audiência com o Papa Francisco.


Os resultados do encontro contribuirão para a elaboração do “Instrumentum Laboris”, documento de trabalho, para a segunda sessão da Assembleia Sinodal em outubro de 2024.

 

6 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page