top of page
Ariana Frós

Pastoral da Juventude do Brasil está reunida em São Luís (MA) para o XIII Encontro Nacional



O XIII Encontro Nacional da Pastoral da Juventude foi oficialmente aberto no último domingo (12), com a santa missa que reuniu mais de 500 pessoas no Largo da Capela de São Pedro, em São Luís (MA). A celebração foi presidida por dom Vilsom Basso, presidente da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB e bispo da diocese de Imperatriz (MA), e concelebrada por dom Antônio Fontenelle, da diocese de Humaitá (AM), e padre Everaldo Araújo, vigário geral da arquidiocese de São Luís do Maranhão.


A celebração destacou a identidade da Pastoral da Juventude, suas bandeiras e a cultura maranhense. Um dos momentos mais marcantes foi a subida do Boi Esperança pelas escadarias da Capela de São Pedro para cumprir uma promessa, ressaltando a riqueza das tradições locais.


No encerramento da celebração, a secretária nacional da Pastoral da Juventude, Wanessa Freire, junto com toda a coordenação da PJ do Brasil, declarou oficialmente aberto o XIII Encontro da Pastoral da Juventude. Esse momento também integrou as atividades abertas ao público geral, permitindo que famílias acolhedoras, pjoteiros e pjoteiras das bases e da história da PJ, além de outros participantes, vivenciassem a mística e o espírito do encontro.


“Tivemos um domingo, abertura do encontro nacional da PJ com uma celebração bonita ali na capela de São Pedro, e hoje, todo o dia sobre a realidade juvenil, a abertura, a mesa pela manhã, os trabalhos, e a tarde a realidade juvenil, e depois realidade vocacional, encerrando com a feira vocacional. O jovem chamado nas diferentes vocações a ser sal da terra, luz no mundo, e fermento na massa. A igreja jovem ajudando nessa grande missão de evangelizar as juventudes de nosso país”, pontuou dom Vilsom Basso.


Feira Vocacional

O segundo dia do Encontro Nacional foi marcado pela Feira de Vocações, com a presença do casal coordenador nacional da Pastoral Familiar, Alisson e Solange Schila, e diversas congregações religiosas femininas e masculinas, como os Irmãos Maristas.


As atividades do encontro continuam até o próximo domingo (19), onde ocorrerá a celebração de encerramento na Igreja Nossa Senhora da Glória, que será presidida por dom Gilberto Pastana, arcebispo de São Luís do Maranhão e presidente do Regional Nordeste 5 da CNBB.



No decorrer da semana, acontecem plenárias e debates na sede de estudo social da FETAEMA. Na quarta-feira (15) será realizado um dia de missão em algumas paróquias da arquidiocese. Na quinta (16) haverá uma romaria, e no sábado (18) uma noite cultural com a demonstração de um típico arraial junino maranhense.


Com informações e foto de capa de comunicação PJ.

 

15 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page