Nesta semana, a cidade de Governador Celso Ramos, na arquidiocese de Florianópolis, em Santa Catarina, recebe dois eventos da Pastoral Familiar, a 45ª Assembleia Nacional e o XVI Congresso Nacional.
Padre Crispim, assessor nacional da Pastoral Familiar, enfatiza ainda que este momento será também para revisar os documentos utilizados pela Pastoral Familiar no Brasil. Confira o vídeo abaixo:
Assembleia
Nos dias 24 e 25, ocorreu a 45ª Assembleia Nacional Eletiva, que elegeu o casal Solange Inês e Alisson Roberto, do Regional Oeste 1, como coordenador nacional. E Milton e Lourdes, do Regional Nordeste 2, como vice coordenador, pelo próximo triênio.
O casal Luiz e Káthia Stolf, que deixa a coordenação nacional após cinco anos (período estendido por conta da pandemia), considera que esta Assembleia é um momento de reencontro. “Estamos aqui na arquidiocese de Florianópolis na nossa 45ª assembleia nacional da Pastoral Familiar, e o objetivo dessa nossa assembleia é o reencontro. Depois de um tempo pandêmico, de reuniões, de formações por lives e podemos nos abraçar nos acolher, nos rever e nos sentir famílias”, disse Kátia.
Kátia reforçou ainda os trabalhos realizados até o momento. “Nesse tempo pandêmico não ficamos parados. Se trabalhou muito em nível nacional: formação, reuniões com os regionais e também no acompanhamento à vida, cuidado, defesa e proteção da vida”, afirmou.
Neste sentido, os casais responsáveis pelo Serviço à Vida em seus regionais reuniram-se na sexta (26) para partilhar suas atividades e também conhecer a programação para o próximo ano, além do tema do Hora da Vida 2023 que será “Adoção: amor com laços do coração”.
Representando o Regional Nordeste 5, o casal Patrícia e Zequinha pontuou as atividades que o setor realizou. “Falamos das reuniões que fizemos com os casais diocesanos e da live que realizamos em conjunto com a pastoral da aids, da criança e carcerária”, afirmaram.
Para Joimar e Lourdes, casal coordenador da Pastoral Familiar no Regional Nordeste 5, a Assembleia é um momento de unidade. “É com grande alegria que participamos da Assembleia da Pastoral Familiar. A Assembleia está sendo um momento de unidade por esta ser uma pastoral transversal, tendo a presença de outras pastorais, movimentos e serviços que trabalham em prol das famílias. Durante toda a Assembleia, foi proporcionada ferramentas de evangelização para os novos desafios de atendimento às famílias de hoje. Esperamos que essa assembleia possa fazer com que a Pastoral Familiar cresça cada vez mais, cheia de fé, perseverança em suas ações junto às famílias”, afirmaram.
Congresso
Após a Assembleia deu-se início ao XVI Congresso Nacional da Pastoral Familiar, com o tema “Amor Familiar: vocação e caminho de santidade”. Um total de 1400 congressistas participam deste evento, que é definido como um “momento de graça” pelo atual casal coordenador nacional, Luís e Kátia.
A abertura do evento foi realizada com uma missa presida pelo arcebispo de Florianópolis (SC), dom Wilson Tadeu Jönck, afintrião do evento. Em seguida, dom Wilson e dom Ricardo discursaram aos participantes. E, juntos acompanharam o vídeo do arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira, que destacou a importância das famílias na evangelização.
Neste Congresso participam vários agentes da Pastoral Familiar do Regional Nordeste 5. A comitiva do Regional é formada pelo casal coordenador regional, Joimar e Lourdes, Marcos e Concita, casal Formação; Abimael e Lúcia, casal Pré Matrimonial; Zequinha e Patrícia, casal Cooperador do Serviço à Vida; Antônio Carlos e Terezinha, Pós Matrimonial. Somam-se a eles: o casal Ari e Zezé, coordenador da Pastoral Familiar na arquidiocese de São Luís; Padre Orlando, assessor espiritual; Sérgio e Márcia, Casal Formação; e Raimunda Oliveiras.
O Congresso segue com palestras, momentos de espiritualidade, testemunho e finaliza no domingo (28), com a Cerimônia de encerramento com dom Wilson, dom Ricardo, dom Armando, dom Bruno, padre Crispim, padre Alcides, casal nacional, casal regional e Sr. Romeu, seguida da Santa Missa, às 11h.
Fotos: Jonath Ribeiro (arquidiocese de Florianópolis)
Comments