top of page
CNBB

Projeto Cuidar da Vida forma 159 multiplicadores de todo o Brasil para prevenção ao suicídio entre os jovens



Entre os meses de junho e setembro deste ano, a Comissão Episcopal para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou seis formações do projeto “Cuidar da Vida – Prevenção de suicídio entre adolescentes e jovens”. No total, 159 pessoas participaram dos cursos e estão prontas para atuar como multiplicadores nos grupos e movimentos juvenis e nas escolas.


O assessor da Comissão para a Juventude da CNBB, padre Antônio Gomes de Medeiros Filho, explica que o Projeto Cuidar da Vida nasce de um esforço da Comissão, desde 2022, tendo presente a preocupação no coração dos bispos e o anseio que tomou forma no Plano Pastoral “Ao seu lado”. No eixo 4, “Cidadania: Casa Comum e Dignidade Humana”, há a linha de ação que visa incentivar iniciativas e parcerias em vista da saúde mental das juventudes, atuando de forma preventiva com relação à dependência química, suicídio e todo tipo de violências.


Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam o suicídio como a terceira causa de morte entre jovens de 18 e 29 anos em todo o mundo. Diante dessa realidade, a Pastoral Juvenil e a Pastoral da Educação, em parceria, propuseram a Capacitação de Agentes de Pastoral acerca da Prevenção do suicídio com o intuito de formar líderes que possam levar adiante a formação de outras lideranças locais.


No Maranhão, o minicurso aconteceu na cidade de Imperatriz, diocese de Imperatriz, de 16 a 18 de agosto. Na oportunidade, participaram 45 pessoas dos regionais Norte 2 e Norte 3 e Nordeste 4 e Nordeste 5.


Dom Vilsom Basso acolheu o projeto em sua diocese, no mês de agosto.

Com informações de Luiz Lopes Jr. - CNBB. Fotos: Divulgação

7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page