Durante sua estada na cidade de Brejo (MA), por ocasião da Assembleia Diocesana de Brejo, padre Patriky Samuel Batista, gestor do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) e também assessor da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), acompanhado de dom José Valdeci Santos Mendes, bispo da Diocese de Brejo - MA e presidente da Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora da CNBB, realizou uma visita ao Atelier Costura da Vida, da Associação Real Brasil, no município de Chapadinha.
O “Atelier Costura da Vida: Geração de renda que transforma vidas” é um dos diversos projetos financiado pelo Fundo Nacional de Solidariedade da CNBB, que foi estruturado também com a contribuição da Promotoria de Justiça de Chapadinha (MA). Esta foi a primeira vez que o projeto recebeu ajuda do FNS da CNBB, garantindo o pagamento dos materiais de tecidos e duas instrutoras por um período de 10 meses.
O objetivo da Associação Real Brasil é promover a geração de renda, em perspectiva da superação da fome e da pobreza, para a promoção de redes de cooperação inclusiva, solidária, cultural, geracional e de economia circular e solidária, além de esporte, lazer e cultura.
A Associação busca capacitar crianças, adolescentes, jovens e adultos. Garantir que famílias de baixa renda sejam incluídas em rede de cooperação, solidária, geracional e de economia circular e solidária; Criação de um portifólio com todas as produções; Exposição e comercialização das produções em espaços físicos e virtuais; Promoção do empreendedorismo e do empoderamento de mulheres;
As atividades da Associação são realizadas às terças-feiras, das 18h às 20h, e às quintas-feiras, das 14h às 17h, e são variadas, com cursos de: redes sol a sol, costura, malharia, serigrafia, fabricação de chinelos, aulas de música, informática, Roda de Capoeira e Escolinha de Futebol. Projeto de escuta integral com assistente social, Psicopedagoga Clínica e terapeuta Filósofa Clínica. Estes últimos (Escolinha de Futebol e Escuta integral) financiados pelo Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Sobre a Associação
A Associação Real Brasil foi fundada em 03 de março de 1985, contou com o apoio das Irmãs de Caridade de Montreal ao longo dos últimos anos com a implantação do Projeto Vida Real Brasil e do sr. Oséas Lopes Filho, como sócio fundador e liderança local que tem se dedicado nesses 38 anos de fundação.
Atualmente, é coordenada pela Irmã Maria dos Santos Silva Lopes, SGM, mais conhecida como Irmã Santinha, da Congregação Caridade de Montreal. E conta com total apoio de dom Valdeci Mendes, bispo diocesano de Brejo; e de Oseas Lopes Filho.
A Associação é mantida com a contribuição de diversas entidades, como Promotoria de Justiça de Chapadinha (MA), CNBB, sociedade civil, e a Vara do Trabalho de Chapadinha que tem destinado recursos para a construção do muro do Centro Social, na Sede própria, como mostra a foto abaixo:
Sobre o FNS
Os Fundos de Solidariedade promovem a fraternidade entre as diversas regiões do Brasil, tem por objetivo promover a erradicação de vulnerabilidade e risco social, ao atenderem projetos com dificuldade de obterem financiamento, não obstante os grandes benefícios que propiciam às populações carentes.
A metodologia adotada na concessão de recursos dos Fundos intenta o desenvolvimento local/comunitário, econômico e social, sobretudo das regiões mais necessitadas, mediante o fortalecimento das organizações comunitárias, de processos de formação cidadã e geradores de renda.
Então, são nestes projetos que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil investe o valor arrecadado em cada Campanha da Fraternidade. Por isso, vale a pena colaborar!
Para mais informações e contribuições com a Associação Real Brasil, entre em contato: 98 98458-8450.
Acesse o perfil da associação nas redes sociais e conheça mais sobre. Clique aqui.
Por Ariana Frós, assessora de comunicação do Regional Nordeste 5. Fotos: Associação Real Brasil.
Comments