top of page
Ariana Frós

Dom Sebastião Duarte preside Santa Missa em memória pelos 300 anos do falecimento de dom José Delgarte, 3º bispo do Maranhão


No último sábado, 14 de dezembro de 2024, aconteceu a celebração pelos 300 anos do falecimento de dom José Delgarte, 3º bispo do Maranhão, enquanto o governo episcopal da Igreja no Maranhão era concentrado apenas na capital, São Luís, e membro da Congregação dos Padres Trinitários.


Dom Delgarte é reconhecido por sua dedicação religiosa e por propagar a devoção a Nossa Senhora dos Remédios. Dom José deixou um legado espiritual significativo que, ainda hoje, reverbera em diversas paróquias e comunidades do Maranhão.


A Catedral Nossa Senhora dos Remédios de Caxias do Maranhão, juntamente com as paróquias Nossa Senhora dos Remédios de São Luís (Arquidiocese de São Luís), e de Timbiras (Diocese de Coroatá), e o Seminário Maior São José, se uniram para realizar uma missa em memória do bispo. A celebração ocorreu na Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Vitória, em São Luís, onde dom José Delgarte está sepultado.


Caravana da Catedral Nossa Senhora dos Remédios de Caxias, juntamente com dom Sebastião Duarte e padre Everaldo Araújo.
Caravana da Catedral Nossa Senhora dos Remédios, juntamente com dom Sebastião Duarte e padre Everaldo Araújo.

A acolhida foi conduzida pelo padre Roney, o Cura da catedral, enquanto a celebração foi presidida por dom Sebastião Duarte, bispo da diocese de Caxias do Maranhão. A missa contou com a concelebração de padre Everaldo, pároco e vigário geral da Arquidiocese, e do padre Rios, reitor do Seminário São José.


Dom Gilberto Pastana, arcebispo de São Luís e presidente do Regional Nordeste 5, por questão de agenda, não pôde participar da celebração, entretanto, prestou agradecimento e acolhida por meio de mensagem aos fiéis e devotos de Nossa Senhora dos Remédios na arquidiocese e por permitir a realização da Santa Missa em homenagem a dom José Delgarte.


A celebração não apenas reverenciou a memória do bispo, mas também reiterou a importância da devoção a Nossa Senhora dos Remédios, um tema central na vida e obra de dom José, que continua a inspirar fiéis e líderes religiosos na região.


Vida e Morte

Dom José Delgarte nasceu em 1663, em Coimbra, Portugal; e faleceu em 14 de dezembro de 1724, em São Luís (MA).


Texto de Alan Santos | Repórter TV REDEVIDA Caxias.

57 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page